sábado, 22 de agosto de 2009

Castelo de Linhares da Beira


Este castelo localiza-se na vila e freguesia de Linhares da Beira, concelho de Celorico da Beira e distrito da Guarda.

Situado num cabeço rochoso num contraforte a noroeste da serra da Estrela, domina o vale do rio Mondego. O seu passado mergulha nas lendas, sendo considerado uma das fortificações medievais mais importantes da Beira Alta interior.

Um castelo nunca tem uma data única de construção, dadas as destruições e remodelações que ia sofrendo. Além do mais, entre os séculos XII e XIV, balizas cronológicas prováveis para o Castelo de Linhares, novos dispositivos militares foram sendo introduzidos e aplicados nas sucessivas reedificações. Da centúria de trezentos devem datar os balcões com matacães da Torre Menagem, novidade introduzida no reinado de D. Dinis, que permitia tiro vertical. O aspecto que o Castelo hoje oferece, está também longe da realidade medieval, faltando-lhe alguns elementos da sua própria funcionalidade: as ameias sobre a muralha, à semelhança do que existe no coroamento das torres; peças em madeira, como portas e escadas; ou os interiores das torres, reconstruídos no séc. XX.

Estando neste castelo não deixe de olhar para os céus e verá certamente a pratica de um desporto radical, chamado Parapente, não é de qualquer forma que chamam a Linhares "Capital do Parapente".

Localização GPS
Latitude - 40°32'28.26"N
Longitude - 7°27'41.51"W

Ver Mapa

0 comentários: