domingo, 27 de novembro de 2011

Diafragma

O diafragma é uma parte da lente que limita o raio de luz que entra na câmara. Ela funciona como a íris do olho, abrindo ou fechando para permitir que entre mais ou menos luz conforme a necessidade.

Está aberto para o diafragma é o que é chamado de abertura do diafragma

A abertura do diafragma se mede em números f. O salto de um valor para o seguinte se chama passo.

A escala de números f típica é a seguinte, apesar de não mostrar todas as possibilidades, porque as diferentes etapas dependem do desenho da lente:


A relação entre os números f é que por cada passo a luminosidade se duplica ou se divide, se aumentar ou reduzir respectivamente. É fácil de associar os números com a abertura. A maneira mais fácil de lembrar é que um menor número f é a maior abertura e maior número f é o menor abertura. Como podes ver são conceitos inversos. 

Cada lente tem uma abertura de diafragma máxima. As objectivas com distância focal fixa a abertura máxima é fixa, para as objectivas de zoom a abertura máxima pode mudar à medida que a distância focal é variável ou pode ser fixa, dependendo do desenho da lente. A abertura de diafragma máxima vem indicada nas objectivas. Por fim vais entender o significam esses números. 



14-42mm 1:3,5-5,6 significa que a objectiva tem uma distância focal que varia entre 14 e 42mm. A sua distância focal mínima (14mm) tem uma abertura máxima de f3,5 e na sua distância focal máxima (42mm) tem uma abertura máxima de f5,6.

16-45mm 1:4 significa que a objectiva tem uma distância focal que varia entre os 16 e 45mm, em toda esta escala a abertura máxima é f4. 




1 comentários: